Sunday 15 December 2013

EDUCAÇÃO e ECONOMIA - CRESCIMENTO x DESENVOLVIMENTO

MAIS EDUCAÇÃO É MAIS SALÁRIO?
por Samuel Pessoa
Apesar de pesquisa empírica e de 50 anos de teoria, ainda há ceticismo sobre isso, com mais verbo do que números
Folha de São Paulo, 01-12-2013
A hipótese de causalidade entre educação, produtividade e desenvolvimento econômico foi formulada na virada dos anos 1950 para os 1960 por três pesquisadores: Theodore Schultz, Gary Becker e Jacob Mincer.

EDUCAÇÃO E CRESCIMENTO ECONÔMICO
por Samuel Pessoa
Maior escolaridade causa maior remuneração; logo, é possível dizer que redunda em maior crescimento?
Folha de São Paulo, 15-12-2013
Na coluna do dia 1º, tratei da relação entre educação e renda do trabalho. Narrei

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO TRAZ CRESCIMENTO
por Samuel Pessoa
Subestimar a importância da educação para o crescimento é uma constante no Brasil, principalmente na esquerda
Folha de São Paulo, 22-12-2013
Esta é a terceira coluna que trata do tema da educação e crescimento. A importância do assunto, para mim, está no fato de que há uma percepção bem estabelecida por diversos pensadores brasileiros de que a educação é mais resultado do crescimento do que ...

EDUCAÇÃO E PRODUTIVIDADE
por Samuel Pessôa
Saber bem as 4 operações e ler com rapidez, por exemplo, torna mais produtivo o trabalhador
Folha de São Paulo, 05-01-2014
Nesta primeira coluna do ano, volto ao tema recorrente das últimas semanas. Trata-se da centralidade da educação na melhora da produtividade do trabalho. O leitor pode ter certeza de que a insistência no tema não é exagero: é uma das questões mais relevantes para o Brasil em sua justa ambição de convergir para o nível de desenvolvimento das nações mais avançadas.

EDUCAÇÃO NÃO É TUDO
por Samuel Pessôa
Além da educação, marco regulatório e infraestrutura explicam a renda melhor dos países desenvolvidos
Folha de São Paulo, 13-01-2014
O leitor já deve ter notado a minha obsessão com o tema da educação. Desde que ocupo este espaço, há pouco mais de um ano, escrevi cinco colunas sobre a relação entre educação e crescimento. Como já expliquei, minha insistência no tema deve-se à dificuldade que temos enquanto sociedade em apreciar essa relação.

CRESCIMENTO, FENÔMENO INSTITUCIONAL
por Samuel Pessôa
Um marco institucional que não alinhe o retorno privado ao social dificulta o crescimento econômico
Folha de São Paulo, 19-01-2014
Três fatores são responsáveis pela diferença de produtividade do trabalho entre o Brasil e as economias de desenvolvimento econômico elevado: escolaridade da mão de obra, oferta de infraestrutura física e qualidade do marco institucional, jurídico e legal. São questões que já abordei neste espaço.

A EEDUCAÇÃO BRASILEIRA E O PISA
por Marcelo Miterhof
Parte do avanço do país na avaliação se deve aos avanços nas condições socioeconômicas dos alunos
Folha, 12-12-2013

A TRAVA E AS CHAVES:  Lições da educação
Focar professor dá mais resultado que ampliar gasto
Receita: Série mostra reformas em outros países (Folha de São Paulo, 15-12-2013)

Eric Hanushek: "O futuro do Brasil depende de bons professores e de alunos competitivos”

Na educação, Brasil tem motivos para celebrar e para se preocupar, diz jornalista
por Fabiano Maionnave - 09/12/2013 - 04h00

‘Só dinheiro não garante ensino de qualidade’, diz economista professor de Harvard
Para Richard Murnane, se professores não dispõem do conhecimento necessário, dar incentivos financeiros a eles não adianta

Richard Hartill explica como o modelo econômico da América Latina afeta a educação

ENTREVISTA DA 2ª JAMES HECKMAN
PARA ECONOMISTA AMERICANO, ESCOLAS ESTÃO DEIXANDO DE TRABALHAR HABILIDADES COMO MOTIVAÇÃO, CONTROLE EMOCIONAL E INTERAÇÃO SOCIAL


Entrevista: Jack Shonkoff - VEJA
Especialista defende que crianças oriundas de família de baixa renda e escolaridade necessitam de assistência escolar desde os primeiros anos

ENTREVISTA DA 2ª ALEXANDRE RANDS
Economista diz que país erra ao não priorizar educação e que investimento atual mantém diferenças regionais

POR MARCIO BITTAR

INTERNATIONAL HANDBOOK ON THE ECONOMICS OF EDUCATION
Edited by Geraint Johnes
Professor of Economics, Lancaster University Management School, UK
Jill Johnes
Lecturer in Economics, Lancaster University Management School, UK


O ESPÍRITO DE BOLONHA
por Renato Janine Ribeiro
Precisamos da Universidade sem Fronteiras, que a Europa iniciou em 1999 com o processo de Bolonha
Valor Econômico, 13-01-2014


EDUCAÇÃO, NEGÓCIOS E CORRUPÇÃO [LIVRO]
Por Jorge Felix | Para o Valor, de SP
Michelle Bachelet volta ao governo do Chile com sérios problemas na área universitária
VALOR ECONÔMICO, 14-01-2014


FEDERAL DO ABC AMPLIA INTERNACIONALIZAÇÃO
Por Luciano Máximo | De Santo André (SP)
Aberta em 2006, instituição tem são parcerias com universidades de mais de 20 países, em todos os continentes
VALOR ECONÔMICO, 14-01-2014



FUTURO DO EMPREGO - THE ECONOMIST

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